quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

7º ano - Brasil: Extensão Territorial e Posição Geográfica

Nem sempre o território brasileiro foi do jeito como é hoje.


Diversos acordos internacionais foram feitos até o nosso território ficar do tamanho atual.
O Tratado de Tordesilhas foi o primeiro. Assinado em 1494 dividia o Novo Mundo entre Espanha e Portugal. O Tratado de Madri (1750) reestabeleceu as fronteiras das terras da América entre Espanha e Portugal. Por último, o Tratado de Petrópolis (1903) incorporou o Acre, anteriormente território boliviano.
Além desses Tratados, houve modificações estaduais, como: a divisão do Grão Pará, do Amazonas, Mato Grosso, Goiás, etc.
Devido à sua grande extensão leste-oeste, o Brasil faz parte de 3 hemisférios, possui 4 fusos horários, é cortado por 2 linhas imaginárias, faz fronteira com 10 países e possui horário de verão.

Lembrando que os números na parte de cima do mapa significam a quantidade a menos de horas em relação ao horário do Meridiano de Greenwich.
Estados em amarelo aderem ao horário de verão anualmente.

9º ano - Imperialismo na África e Ásia

A Segunda Revolução faz com que os europeus busquem matérias-primas, mercados consumidores e mão-de-obra barata na África e na Ásia para que enriquecessem cada vez mais. A desculpa para isso foi a missão civilizadora, em que o branco deve ensinar as outras raças a civilidade.




No caso da África, o continente foi literalmente dividido entre os países europeus na Conferência de Berlim (1885).



O principal resultado dessa ação, além da pobreza do continente, foi a imigração de africanos para países mais ricos.



Na Ásia a situação não foi diferente, a China foi dividida entre as principais potências europeias e a Índia passou de uma monarquia independente a uma colônia inglesa.



O primeiro ministro britânico Disraeli entrega a Cora indiana à Rainha Vitória da Inglaterra.

9º ano - A Segunda Revolução Industrial

Se falamos da Segunda Revolução Industrial, é preciso relembrar a Primeira.


Principais características.
Manufatura.
Ludismo.
Máquina a vapor.

Agora, a Segunda Revolução Industrial:


Telégrafo.
Extração de petróleo.
Lâmpada.
Novo meio de transporte: o automóvel.
Imperialismo europeu na África e Ásia.

7º ano - A colonização do Brasil

São Vicente foi a primeira vila a ser fundada no Brasil logo em 1532, por Martim Afonso de Sousa.
A Fundação de São Vicente, Benedito Calixto, 1900.
Para conseguir mais lucros para a metrópole, a Coroa portuguesa deu início à lavoura de cana-de-açúcar de caráter agroexportador. Os holandeses financiavam a maior parte da construção dos engenhos e a mão-de-obra era a escrava.


Moenda
Moenda.
Etapas da produção do açúcar.
Forma de pão de açúcar.
Escravo no tronco


Com a formação da União Ibérica, os holandeses passam a ter prejuízo no comércio e produção do açúcar e assim, invadem o Nordeste, principal área açucareira da colônia.



7º ano - A Expansão Marítima Portuguesa

A expansão marítima portuguesa foi a conquista dos mares por Portugal como um meio de escapar do domínio italiano do Mar Mediterrâneo, principalmente das cidades de Gênova e Veneza.


O principal objetivo dos portugueses era chegar à Índias. Para isso, a nova rota a ser utilizava contornava o continente africano até chegar ao destino final. Era lá que os portugueses procuravam especiarias, como cravo, canela em pau, gengibre, pimenta, alho, entre outras.


Espelhados nos portugueses, os espanhóis se lançaram ao mar com o mesmo objetivo. Porém, Cristóvão Colombo optou por uma rota diferente: chegar às índias pelo ocidente. O que Colombo não imaginava era que a Terra não era tão pequena como ele pensava, assim, ele rapidamente encontrou terra, mas não chegou às índias, e sim, à América (1492).

A rota de Colombo aprece em verde no mapa. A de Cabral em amarelo.
Com a descoberta de novas terras, Portugal pede que estas sejam divididas entre Espanha e Portugal. Assim, o papa Alexandre VI determina que uma linha imaginária seja traçada a 100 léguas do arquipélago de Cabo Verde e todas as terras a oeste do arquipélago são dadas à Espanha e as terras a leste dadas a Portugal (1493). O rei Português declina e um novo meridiano é traçado a partir de Cabo Verde, o Meridiano de Tordesilhas (1494), o que satisfaz o rei português.


Em 1500, Pedro Álvares Cabral toma posse do território brasileiro. Como o comércio das especiarias ainda era muito lucrativo, as terras americanas foram postas de lado. Apenas em 1530, com a ameça de invasões francesas, com a queda do comércio de especiarias e com a descoberta de metais pela Espanha em seus territórios, Portugal se volta para a colônia americana e inicia a exploração de pau-brasil.

Gravura de extração de pau-brasil, 1545.

Detalhe do tronco do pau-brasil.




6º ano - Pinturas Rupestres

Ninguém sabe ao certo por que os seres humanos pré-históricos fizeram as pinturas rupestres. Uma teoria diz que elas eram feitas a fim de que as caçadas fossem vitoriosas; outra teoria diz que elas apenas expressam cenas cotidianas dos primeiros habitantes da Terra.












Além das pinturas, os povos pré-históricos também faziam esculturas e arquitetura.